Canal de Ética STIHL

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Formas de Contato

O Canal de Ética STIHL possui outras formas para entrar em contato.

0800 721 1425

Dias úteis - Das 7:00 às 20:00

Caixa de Voz

Dias úteis: Disponível após às 20:00
Finais de semana e feriados nacionais: 24 horas.


Registre o seu relato

A STIHL está comprometida com a ética, com o respeito aos colaboradores, com a transparência, a seriedade e o rigor na investigação das ocorrências reportadas, além da confidencialidade dos denunciantes e garantia de não retaliação a eles.

Qualquer ato que não estiver em conformidade com as normas, com as leis ou com o Código de Ética e Conduta STIHL deve ser reportado. Além disso, qualquer informação ou situação que possa prejudicar a STIHL ou algum de seus públicos é importante, merece atenção e deve ser relatada por meio do Canal de Ética STIHL.

A realização de um relato é um ato que exige responsabilidade. Nesse contexto, serão consideradas atitudes de violação ao Código e atitudes antiéticas:
1. A omissão diante do conhecimento de possíveis violações por colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros;
2. O relato de situações irreais com o objetivo de prejudicar outras pessoas ou empresas por interesses pessoais.

Este canal é atendido por uma empresa independente, que prezará pela confidencialidade das suas informações. Relatos podem ser feitos sem identificação, ou seja, é permitido o anonimato. Dessa forma, não há coleta de informações que não tenham sido fornecidas espontaneamente.

Acesse o Código de Ética e Conduta STIHL, clicando aqui.
Acesse o Código de Ética e Conduta para Parceiros Comerciais, clicando aqui.

Você também pode registrar o seu relato enviando um e-mail para: canaldeeticastihl@ethicspeakup.com ou entrando em contato pelo número 0800 721 1425.

Em caso de dúvidas sobre o que deve ou não ser reportado no âmbito deste Canal, consulte a seção "Dúvidas Frequentes” disponível no Site, o Código de Ética e Conduta STIHL, a sua Liderança ou o Comitê de Ética da STIHL, que poderá ser contatado pelo e-mail comitedeetica@stihl.com.br. A sua confidencialidade será respeitada.




Dúvidas Frequentes


Este Canal é específico para assuntos relacionados ao Código de Ética e Conduta STIHL. Você deve utilizá-lo para denúncias ou dúvidas relacionadas à desvios de conduta, situações de conflitos de interesse, fraude, corrupção ou quaisquer situações de descumprimentos de normas previstas no Código ou na legislação vigente. Ele não deve ser utilizado para outros assuntos não relacionados, a exemplo de reclamações sobre produtos da STIHL, fofocas, reclamações ou dúvidas sobre benefícios oferecidos pela Empresa, insatisfações pessoais que não sejam relacionadas à desvios de conduta e/ou antiéticos, etc.

Para funcionários: Consulte o próprio Código de Ética e Conduta STIHL, disponível no Site, a sua Liderança ou o Comitê de Ética da STIHL, que poderá ser contatado pelo e-mail comitedeetica@stihl.com.br. A sua confidencialidade será respeitada. Se a dúvida permanecer ou se você preferir, poderá entrar em contato com o Canal de Ética STIHL, pelos meios indicados neste Site.

Para os demais públicos: Entre em contato com o Canal de Ética STIHL, pelos meios indicados neste Site ou com o Comitê de Ética da STIHL pelo e-mail comitedeetica@stihl.com.br.


Além da empresa terceirizada e independente, responsável pela operação do Canal de Ética STIHL, os membros do Comitê de Ética da STIHL possuem acesso aos relatos. Se as pessoas do Comitê de Ética estiverem envolvidas no relato, o mesmo será direcionado para um fluxo alternativo. O relato é estritamente confidencial. Caso o denunciante opte pela realização de denúncia de forma anônima será garantido o seu anonimato tanto para a empresa terceirizada e independente quanto para as pessoas do Comitê de Ética da STIHL.

A STIHL não retaliará e/ou discriminará de qualquer forma os colaboradores por comunicarem questões de natureza ética. Portanto, colaboradores que acreditam terem sido expostos à retaliação após abordarem questões de natureza ética, também devem relatar o problema.


Proteção de Dados

Pelo presente instrumento denominado “Privacy Notice”, tendo como objetivo regulamentar o uso do Canal de Denúncias operado pela Deloitte Touche Tohmatsu à seus clientes, as definições estipuladas nesse termo compreendem as seguintes partes:

Deloitte Touche Tohmatsu, doravante denominado “DELOITTE”

STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda, doravante denominado “EMPRESA”

Ao registrar uma denúncia/relato/reporte neste Canal de Denúncias Confidencial (via site ou 0800), você poderá nos fornecer dados pessoais (informações que identificam ou podem levar à identificação de uma pessoa física) e dados pessoais sensíveis (origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico) sobre você; Manifestante, denunciado ou terceiro mencionado no relato ou reporte.

Esse Privacy Notice tem por finalidade esclarecer como a DELOITTE e a EMPRESA tratam os seus dados pessoais e dados pessoais sensíveis (em conjunto aqui referidos apenas como dados pessoais) quando você entra em contato conosco para utilizar os serviços do Canal de Denúncias Confidencial ou quando você tiver sido citado em um relato.

Todos os dados pessoais coletados neste Canal de Denúncias Confidencial serão tratados pela DELOITTE e EMPRESA de acordo com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – “LGPD”) e regulamentos pertinentes.

Para saber mais detalhes sobre as medidas que aplicamos no tratamento de dados pessoais, acesse a Política de Privacidade da DELOITTE através do link, bem como a Política de Privacidade da EMPRESA por meio do link https://www.stihl.com.br/protecao-de-dados-pessoais.aspx Se você for funcionário da EMPRESA, a Política de Privacidade pode ser encontrada na intranet da EMPRESA.

1. Quais tipos de dados pessoais são coletados?

Serão coletados apenas dados pessoais a serem fornecidos voluntariamente pelo Manifestante através de registro de relato neste Canal de Denúncias Confidencial - via e-mail, site ou 0800.
Quaisquer dados pessoais informados no relato que sejam considerados excessivos, desnecessários ou que não tenham relevância para a apuração do ocorrido serão desconsiderados e apenas serão armazenados para fins de manutenção da integralidade do texto original constante no relato/reporte/denúncia, pelo período necessário para atingimento das finalidades de tratamento.

Manifestante:
Os dados pessoais do Manifestante serão coletados de acordo com o perfil de identificação escolhido, podendo incluir nome, gênero (fins estatísticos), cargo, área, e-mail, telefone, celular, tipo de público e gravação de voz (relatos via 0800).
Além disso, poderão ser coletados eventuais outros dados pessoais constantes no relato/reporte/denúncia e em arquivos anexados pelo Manifestante, o que pode incluir imagens, gravações de voz e outros tipos de dados pessoais.

Denunciados e terceiros
Poderão ser coletados os seguintes dados pessoais de denunciados e terceiros a partir de relato/reporte/denúncia registrado voluntariamente pelo Manifestante:
i) nome, sobrenome, cargo e local de trabalho;
ii) descrição da suspeita de violação ao Código de Ética e Conduta, políticas da EMPRESA, e/ou lei e regulamentos pertinentes, incluindo todos os fatos e detalhes relevantes;
iii) quaisquer outros dados pessoais que possam ser mencionados pelo Manifestante durante a descrição do ocorrido, o que pode incluir imagens, gravações de voz e outros tipos de dados pessoais.
Este Canal de Denúncias Confidencial não é projetado ou intencionalmente direcionado para coletar dados pessoais de crianças e adolescentes. Todavia, em eventuais situações em que a coleta desses tipos de dados pessoais se fizer necessária no contexto de recebimento e apuração de um relato/reporte/denúncia, o tratamento ocorrerá no melhor interesse da criança e/ou do adolescente e todas as disposições da LGPD e regulamentos pertinentes serão respeitadas.

2. Qual a finalidade da coleta dos dados pessoais?

Manifestante:
O tratamento dos dados pessoais tem o objetivo de permitir a identificação e contato entre a DELOITTE e/ou a EMPRESA e o Manifestante para esclarecimento de dúvidas, coleta de informações adicionais e andamento das apurações, respeitando-se, em todo o caso, o perfil de identificação escolhido pelo Manifestante (identificado, sigiloso ou anônimo). Além disso, esses dados poderão ser tratados para fins de cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, exercício regular de direitos e análises estatísticas (de forma anonimizada).

Denunciados e terceiros:
A coleta destes dados pessoais tem objetivo de realizar a apuração dos fatos relatados e tomada das devidas providências, de acordo com a legislação aplicável. Tal apuração será realizada pela EMPRESA, sendo a DELOITTE mera intermediadora, responsável tão somente pelo compartilhamento dos dados pessoais e relatos registrados neste Canal de Denúncias Confidencial. Além disso, esses dados poderão ser tratados para fins de cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, exercício regular de direitos e análises estatísticas (de forma anonimizada).

3. Qual a base legal que justifica o tratamento dos dados pessoais?

Todos os dados pessoais coletados serão tratados com base em interesses legítimos da EMPRESA e os dados pessoais sensíveis com base em exercício regular de direitos ou prevenção à fraude, uma vez que ambos tratamentos, no contexto e escopo dos serviços prestados pela DELOITTE, visam auxiliar a EMPRESA na apuração, prevenção e mitigação de comportamentos e desvios de conduta que violam o Código de Ética da EMPRESA, políticas internas, leis e regulamentações pertinentes.
Também é possível que o tratamento dos dados pessoais e dados pessoais sensíveis ocorra para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, a depender da situação relatada e do suposto desvio de conduta praticado.

4. Com quem compartilhamos os dados pessoais coletados?

Os dados pessoais do Manifestante, denunciados e terceiros poderão ser compartilhados com:

i) A EMPRESA, para fins de ciência, apuração e investigação do conteúdo do relato, respeitando-se sempre o perfil de identificação do Manifestante;
ii) Autoridades, Órgãos e Entidades governamentais, para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e exercício regular de direitos;
iii) Empresas de tecnologia que fazem a gestão dos sistemas integrados ou responsáveis pelo armazenamento e garantia de segurança no tratamento dos dados pessoais coletados; e
iv) Empresas terceiras que venham a substituir a DELOITTE na prestação de serviços do Canal de Denúncias Confidencial à EMPRESA.

Para mais detalhes sobre os compartilhamentos descritos acima, entre em contato com o Encarregado/DPO (Data Protection Officer) da DELOITTE através do link.

5. Por quanto tempo os dados pessoais são armazenados?

Os dados pessoais serão mantidos apenas pelo tempo necessário para o cumprimento das finalidades descritas neste documento ou conforme necessário para cumprir obrigações legais ou regulatórias e exercício regular de direitos. Quando os dados pessoais deixarem de ser necessários ou relevantes para os objetivos pretendidos, será providenciado seu apagamento.
Para fins estatísticos, os dados pessoais permanecerão armazenados de forma anonimizada.

6. Quais são os direitos relativos aos dados pessoais?

De acordo com a LGPD, os titulares possuem diversos direitos sobre seus dados pessoais, dentre eles: confirmação de tratamento, acesso aos dados pessoais, atualização e correção de dados pessoais incorretos, incompletos ou inexatos; anonimização, bloqueio e eliminação de dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD; oposição ao tratamento de dados pessoais, quando não tivermos mais necessidade legítima ou legal de trata-los; informações sobre compartilhamento dos dados pessoais com entidades públicas e privadas.
Esses direitos não são absolutos e devem ser interpretados à luz da legislação e demais regulamentações. Assim, a DELOITTE avaliará a requisições de direito individualmente de modo a manter o caráter confidencial e sigiloso do Canal de Denúncias Confidencial e não comprometer o andamento de apurações e investigações que possam estar em curso junto à EMPRESA.
Destaca-se que quando o Manifestante optar por não se identificar ao realizar o registro do relato, a DELOITTE não poderá garantir o acesso aos direitos previstos na LGPD visto que não terá acesso aos dados de identificação do titular.
Caso queira acessar gratuitamente algum de seus direitos previstos na LGPD, entre em contato com o DPO da DELOITTE através do link.

7. Segurança

A DELOITTE adotará medidas técnicas e organizacionais aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.
Além disso, o acesso aos dados pessoais está restrito apenas aos profissionais da DELOITTE que necessitam acessá-los para desenvolver as atividades relativas ao tratamento do relato.
Sempre que possível e aplicável serão adotadas técnicas de anonimização e criptografia para segurança dos dados pessoais.

8. Alterações

O presente documento pode ser alterado, sem necessidade de aviso prévio, como em casos de mudança na legislação ou eventual decisão ou orientação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (“ANPD”). Será de inteira responsabilidade do Manifestante revisar periodicamente o conteúdo para que tenha acesso a tais modificações.